Parker disponibiliza novas tecnologias para aerogeradores no Brasil

COMPONENTES ESTÃO SENDO PRODUZIDOS NA UNIDADE DE CACHOEIRINHA (RS)

Baixe aqui fotos desta notícia

São José dos Campos (SP), março de 2016 – Entre os fatores que têm contribuído para a expansão da geração de energia eólica no Brasil destacam-se os custos cada vez mais acessíveis das tecnologias empregadas nos aerogeradores.

Líder no desenvolvimento de tecnologias para movimento e controle, há muitos anos a Parker Hannifinvem fornecendo sistemas e componentes de alto desempenho para a fabricação destes equipamentos. A empresa garante suporte técnico em nível mundial, atuando inclusive nos países europeusconsiderados líderes do mercado eólico, como Alemanha, Dinamarca, Espanha e Holanda, entre outros.

Entre as soluções desenvolvidas pela companhia para aerogeradores, destaca-se o controle do passodas pás das turbinas acionadas por controle hidráulico – sistema composto por acumuladores, conexões e mangueiras, cilindros, bloco manifold do cilindro, unidade hidráulica e bloco distribuidor. Acionado por um cilindro hidráulico equipado com válvulas proporcionais, o controle do passo (pitch) é o sistema que comanda a angulação das pás de acordo com a velocidade do vento. Este sistema automático é fundamental para a eficiência da turbina, pois permite o melhor aproveitamento do vento pelo gerador.

Além dele, outra importante solução Parker para este segmento são os trocadores de calor, ou coolers. Há modelos dedicados e customizados para três aplicações dentro da turbina eólica: multiplicador de velocidades, gerador de energia e conversores.

Esses componentes já estão sendo produzidos na unidade Parker Hidráulica em Cachoeirinha (RS), assim como os cilindros, blocos manifolds e unidades hidráulicas. Com isso, as empresas do setor podem contar com uma estrutura local que atende as exigências de conteúdo nacional, viabilizando financiamentos pelo BNDES, conforme as especificações dos principais polos eólicos na Europa e Estados Unidos.

Para outras informações, contate a Parker Hannifin pelo telefone 0800 727-5374 ou pelo e-mail falecom@parker.com.

Sobre a Parker – Com vendas globais acima de US$ 12,7 bilhões (ano fiscal 2015), a Parker Hannifin é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias para movimento e controle. É reconhecida como a mais diversificada provedora de soluções de engenharia para uma ampla variedade de mercados, incluindo aplicações industriais mobil e aeroespaciais. A companhia emprega aproximadamente 55.000 pessoas em 50 países.

No Brasil, a Parker mantém oito unidades produtivas, seis escritórios regionais de vendas e dois centros de serviços de engenharia, desenvolvendo produtos e sistemas para as áreas de controle de processos, hidráulica, pneumática, filtração, eletromecânica, condução de fluidos e gases, selagem e blindagem, climatização. Para mais informações, visite o site da empresa em www.parker.com.br.

###